
A Portimonense Futebol SAD em colaboração com a GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, participou, esta tarde, numa ação socioambiental no projeto Renature Monchique que pretende restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio, de 2018, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas, ajudando ao mesmo tempo, a comunidade local recuperar do desastre causado pelo incêndio.
Como parte da iniciativa de compensação das emissões de carbono da Ryanair, este projeto visa apoiar a compensação de toneladas de carbono através da plantação de milhares de árvores, e ainda, ajudar a revitalizar a ecologia da região de Monchique, e resulta de uma parceria entre GEOTA e Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, a Instituição da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique.
Rodiney Sampaio, presidente do conselho de administração da SAD, referiu que esta reflorestação “é muito importante para o meio ambiente e para todas as pessoas que dependem destas plantações e destas árvores”, reforçando a importância da contribuição de todos para o sucesso da mesma.
Pedro Sá, jogador da equipa principal da Portimonense Futebol SAD, relembrou o carácter solidário deste projeto e foi com esse “espírito solidário” que todos os presentes ajudaram na plantação.
Por fim, Toki Hirosawa, jogador da equipa sub23 mostrou-se muito agradado com a participação neste projeto sendo “o primeiro evento que participou deste género”, mencionando ainda a “importância da natureza para todos”.