Luís Costa, atleta de paraciclismo, competindo na classe H5 (handbike em posição de joelhos), onde é campeão nacional, visitou esta quinta feira a equipa profissional do Portimonense a convite da equipa técnica.
Luís Costa, atleta de paraciclismo, competindo na classe H5 (handbike em posição de joelhos), onde é campeão nacional, visitou esta quinta feira a equipa profissional do Portimonense a convite da equipa técnica.
O atleta partilhou com a equipa a sua experiência pessoal e ao mesmo tempo incentivou-os a superarem os desafios que têm pela frente até final da época.
Actualmente corre pelo Sporting Clube de Portugal e está integrado no Projecto de Preparação Paralímpica Rio 2016, onde vai representar Portugal naquela competição.
Luís Costa sofreu um acidente de viação em 2003, do qual resultou a amputação da perna direita por cima do joelho. Deu a volta por cima, seguiu em frente envolvendo-se na competição das handbikes, chegando rapidamente à alta competição. Actualmente é considerado um dos melhores do mundo ficando no 5.º lugar do ranking mundial em 2014 e 7.º em 2015.
No passado fim-de-semana iniciou a época em Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos), onde venceu pelo 3.º ano consecutivo as duas provas do Circuito Europeu de Handbike. Em Abril vai participar em duas provas em Itália, em Maio em duas Taças do Mundo na África do Sul e Bélgica e em Julho novamente uma Taça do Mundo no País Basco. Em Portugal, Luís Costa irá estar presente na Taça de Portugal e nos Campeonatos Nacionais de Paraciclismo.
A ida aos Jogos Paralímpicos no próximo mês de Setembro vai ser o culminar do esforço desenvolvido desde 2013. Diz o atleta que «quando se trabalha a sério, nada é mais gratificante do que alcançar os objectivos a que nos propomos no inicio de um projecto». Adianta ainda em conversa com o site oficial do Portimonense que «vou ter mais uma oportunidade de representar o meu país, tal como já fiz por diversas vezes nos últimos três anos em Taças e Campeonatos do Mundo, mas é claro que desta vez com um sabor especial, afinal de contas os Jogos Paralímpicos são o maior evento desportivo a nível mundial em termos de desporto adaptado».